O sistema multilateral de comércio - passado, presente e futuro.
A Organização Mundial do Comércio surgiu em 1995. Uma das mais jovens das organizações internacionais, a OMC é o sucessor do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), estabelecido na sequência da Segunda Guerra Mundial.
Nos últimos 50 anos, houve um crescimento excepcional no comércio mundial. As exportações de mercadorias cresceram em média 6% ao ano. O comércio total em 2000 foi 22 vezes o nível de 1950. O GATT e a OMC ajudaram a criar um sistema comercial forte e próspero que contribuiu para um crescimento sem precedentes.
O sistema foi desenvolvido através de uma série de negociações comerciais, ou rodadas, realizadas no âmbito do GATT. As primeiras rodadas trataram principalmente de reduções tarifárias, mas as negociações posteriores incluíram outras áreas, como medidas antidumping e não tarifárias. A última rodada - a Rodada Uruguai 1986-94 - levou à criação da OMC.
As negociações não acabaram por lá. Alguns continuaram após o fim da Rodada Uruguai. Em fevereiro de 1997, foi alcançado um acordo sobre os serviços de telecomunicações, com 69 governos concordando com medidas de liberalização abrangentes que ultrapassaram as acordadas na Rodada Uruguai.
No mesmo ano, 40 governos concluíram com êxito as negociações para o comércio livre de tarifas de produtos de tecnologia da informação e 70 membros concluíram um acordo de serviços financeiros cobrindo mais de 95% do comércio de informações bancárias, de seguros, de valores mobiliários e financeiras.
Em 2000, iniciaram-se novas palestras sobre agricultura e serviços. Estes foram agora incorporados a uma agenda mais ampla lançada na quarta Conferência Ministerial da OMC em Doha, Catar, em novembro de 2001.
O programa de trabalho, a Agenda de Doha para o Desenvolvimento (DDA), agrega negociações e outros trabalhos sobre tarifas não agrícolas, comércio e meio ambiente, regras da OMC como anti-dumping e subsídios, investimento, política de concorrência, facilitação do comércio, transparência nos contratos públicos, propriedade intelectual e uma série de questões levantadas pelos países em desenvolvimento como dificuldades que enfrentam na implementação dos presentes acordos da OMC.
O prazo para as negociações é 1 de janeiro de 2005.
Princípios do sistema comercial.
Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos legais que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema multilateral de comércio.
Um olhar mais atento sobre esses princípios:
Mais informações introdutórias.
Comércio sem discriminação.
1. Nação mais favorecida (MFN): tratar outras pessoas de forma igual nos termos dos acordos da OMC, os países não podem normalmente discriminar entre os seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixo para um de seus produtos) e você deve fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC.
Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que seja o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que rege o comércio de mercadorias. A NMF também é uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) (Artigo 2) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC.
Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de comércio livre que se aplica apenas a bens comercializados dentro do grupo - discriminando produtos de fora. Ou podem oferecer aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados negociados de forma injusta em países específicos. E em serviços, os países podem, em circunstâncias limitadas, discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, a NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos produtos ou serviços de todos os seus parceiros comerciais - seja rico ou pobre, fraco ou forte.
2. Tratamento nacional: o tratamento de estrangeiros e locais de origem. Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados de forma igualitária - pelo menos depois que os bens estrangeiros entraram no mercado. O mesmo deve ser aplicado a serviços estrangeiros e domésticos, e a marcas comerciais, direitos autorais e patentes estrangeiras e locais. Este princípio do "tratamento nacional" (dando aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três principais acordos da OMC (artigo 3º do GATT, artigo 17 do AGCS e artigo 3º do TRIPS), embora mais uma vez o princípio é manuseado de forma ligeiramente diferente em cada um desses.
O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não cobram um imposto equivalente.
Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação.
Reduzir as barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de encorajar o comércio. As barreiras em questão incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou cotas que restringem as quantidades seletivamente. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas.
Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. No início, estes focaram na redução de tarifas (direitos aduaneiros) em bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as taxas arancelarias dos países industrializados sobre os bens industriais caíram de forma constante para menos de 4%.
Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para cobrir barreiras não tarifárias sobre os bens e para as novas áreas, como serviços e propriedade intelectual.
Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de "liberalização progressiva". Os países em desenvolvimento geralmente são mais demorados para cumprir suas obrigações.
Previsibilidade: através da vinculação e transparência.
Às vezes, prometer não criar uma barreira comercial pode ser tão importante como uma redução, uma vez que a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, são criados empregos e os consumidores podem aproveitar plenamente os benefícios da concorrência - escolha e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível.
A Rodada Uruguai aumentou as ligações.
Percentagens de tarifas vinculadas antes e depois das conversas de 1986-94.
(Estas são linhas tarifárias, portanto as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor comercial)
Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados para bens ou serviços, eles "vinculam" seus compromissos. Para os bens, estas ligações equivalem a limites máximos das tarifas aduaneiras. Às vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente, esse é o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas realmente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas.
Um país pode mudar suas ligações, mas apenas depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das conquistas das negociações comerciais multilaterais do Uruguay Round foi aumentar o volume de negócios sob compromissos vinculativos (ver tabela). Na agricultura, 100% dos produtos agora possuem tarifas consolidadas. O resultado de tudo isso: um grau substancialmente maior de segurança do mercado para comerciantes e investidores.
O sistema também tenta melhorar a previsibilidade e a estabilidade de outras formas. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites sobre as quantidades de importações - a administração de cotas pode levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outro é tornar as regras comerciais dos países tão claras e públicas ("transparentes") quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto a nível nacional como a nível multilateral.
Promover a concorrência leal.
A OMC às vezes é descrita como uma instituição de "livre comércio", mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida.
As regras em matéria de não discriminação - NMF e tratamento nacional - destinam-se a assegurar condições de comércio justas. Assim também são aqueles em dumping (exportando abaixo do custo para ganhar participação de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, em particular mediante a cobrança de taxas de importação adicionais, calculadas para compensar os danos causados pelo comércio injusto.
Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos governamentais (um acordo "plurilateral" porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras da concorrência às compras de milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante.
Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica.
O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos do sistema. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento.
Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada do Uruguai, mais de 60 destes países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição eram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e ainda mais na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento.
No final da Ronda do Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maior parte das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes conferiram períodos de transição para se adaptar às disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC - particularmente para os países mais pobres, "menos desenvolvidos". Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que países melhores devem acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado em bens exportados pelos países menos desenvolvidos, e busca maior assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações duty-free e sem contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Com tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui as preocupações dos países em desenvolvimento quanto às dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai.
O sistema de negociação deve ser.
sem discriminação - um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais (dando-lhes igualmente o "Estado da Nação Mais Favorita" ou MFN); e não deve discriminar entre produtos próprios, produtos estrangeiros, serviços ou nacionais (dando-lhes "tratamento nacional"); mais livres - barreiras que chegam através da negociação; previsíveis - empresas estrangeiras, investidores e governos devem estar confiantes de que as barreiras comerciais (incluindo tarifas e barreiras não pautais) não devem ser levantadas arbitrariamente; as taxas tarifárias e os compromissos de abertura do mercado estão "vinculados" na OMC; mais competitivo - desencorajando as práticas "injustas", como os subsídios à exportação e os produtos de dumping, abaixo do custo, para ganhar participação no mercado; mais benéfico para os países menos desenvolvidos - dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais.
Isso parece uma contradição. Sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa não discriminação - tratando praticamente todos de forma igual.
Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais "mais favorecidos". Se um país melhora os benefícios que dá a um sócio comercial, ele deve dar o mesmo "melhor" tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos permaneçam "mais favorecidos".
O estado da nação mais favorecida (MFN) nem sempre significou tratamento igual. Os primeiros tratados bilaterais de NMF criaram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais "mais favorecidos" de um país. No âmbito do GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio NMF garante que cada país aprecie seus mais de 140 colegas por igual.
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Princípios básicos do sistema de comércio multilateral.
A Organização dos Princípios Mundiais A OMC é uma organização intergovernamental que regula o comércio internacional. A OMC iniciou oficialmente, em 1 de janeiro, no âmbito do Acordo de Marraquexe assinado por nações em 15 de abril, em substituição do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, o GATT que iniciou. É a maior organização econômica internacional do mundo. A OMC está tentando negociações básicas sobre a Rodada de Desenvolvimento de Doha, que foi lançada com foco explícito nos países em desenvolvimento. A partir de junho [atualização], o futuro da Rodada de Doha permaneceu incerto: este impasse tornou impossível lançar novas negociações da OMC além da Rodada de Desenvolvimento de Doha. Como resultado, tem havido um número crescente de acordos bilaterais de livre comércio entre os governos. O antecessor da OMC, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, o GATT estabeleceu após a Segunda Guerra Mundial, no novo sistema, novas instituições multilaterais dedicadas à cooperação econômica internacional - como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Uma instituição internacional comparável para o comércio, multilateral, a Organização Internacional do Comércio nunca começou porque o tratado não foi aprovado pela U. Sete rodadas de negociações ocorreram no âmbito do GATT. As primeiras rodadas comerciais reais do GATT concentraram-se na redução das tarifas. Então, o Kennedy Round, em meados dos anos sessenta, trouxe um Acordo Antidumping do GATT e uma seção sobre o desenvolvimento. A Rodada de Negociação durante os anos setenta foi a primeira grande tentativa de enfrentar as barreiras comerciais que não assumem a forma de tarifas e de melhorar o sistema, adotando uma série multilateral de acordos sobre barreiras não tarifárias que, em alguns casos, interpretaram as regras existentes do GATT, e em outros quebraram terreno totalmente novo. Como esses acordos plurilaterais não foram aceitos pela adesão total do GATT, eles eram freqüentemente chamados de "códigos" informalmente. Vários desses códigos foram alterados na Rodada Uruguai, e se transformaram em compromissos multilaterais aceitos por todos os membros da OMC. Apenas quatro empresas plurilaterais básicas em compras governamentais, carne bovina, aeronaves civis e produtos lácteos, mas em membros da OMC concordaram em rescindir os contratos de carne bovina e produtos lácteos, deixando apenas dois. Bem antes do 40º aniversário do GATT, seus membros concluíram que o sistema do GATT estava se esforçando para se adaptar a uma nova economia mundial globalizada. Foi o maior mandato de negociação sobre o comércio acordado: o GATT ainda existe como tratado geral da OMC para o comércio de mercadorias, atualizado como resultado das negociações do Uruguay Round, é feita uma distinção entre o GATT, as partes atualizadas do GATT e o GATT, o acordo original que ainda é o cerne do GATT. Os acordos caem em seis partes principais, o Acordo que estabelece a OMC, os Acordos Multilaterais sobre o Comércio de Mercadorias [29], o Acordo Geral sobre o Comércio no Contrato do Serviço dos Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados com o Comércio, a Assembleia de Disputas [30] e revisões das políticas comerciais dos governos [31]. Em termos do princípio da OMC relativo à tarifação "vinculativo". O mais alto órgão decisório da OMC é a Conferência Ministerial que geralmente se reúne a cada dois anos. O Ministerial Basic pode tomar decisões sobre todos os assuntos em qualquer dos acordos comerciais multilaterais. Alguns desses, como a conferência ministerial inaugural em Cingapura e a conferência de Cancún em [34], envolveram argumentos entre os princípios das economias desenvolvidas e em desenvolvimento como as "questões de Cingapura", como os subsídios agrícolas, enquanto outros como a conferência de Seattle nas demonstrações comerciais criadas. A quarta conferência ministerial em Doha aprovou a entrada da China na OMC e lançou a Rodada Básica de Doha, que foi completada pela sexta conferência ministerial da OMC em Hong Kong. A OMC lançou a atual rodada de negociações, a Rodada de Desenvolvimento de Doha, na quarta conferência ministerial em DohaQatar em novembro. Este seria um esforço ambicioso para tornar a globalização mais inclusiva e ajudar os pobres do mundo, particularmente por cortar barreiras e subsídios na agricultura. O progresso ficou paralisado após as diferenças entre as nações desenvolvidas e os principais países em desenvolvimento em questões como tarifas industriais e barreiras não tarifárias para o comércio [37], em particular contra e entre a UE e os EUA sobre a manutenção de subsídios agrícolas - vistos para operar efetivamente como comércio barreiras. As tentativas repetidas para reviver as conversas foram sem sucesso [38], embora a adoção da Declaração Ministerial de Bali em [39] abordasse barreiras burocráticas ao comércio [40], embora o futuro da Rodada de Doha permaneça incerto. Além disso, é dever da OMC revisar e propagar as políticas comerciais nacionais e negociar a coerência e a transparência das políticas comerciais através da vigilância na formulação de políticas econômicas globais. As cinco listas acima são as funções adicionais da Organização Mundial do Comércio. À medida que a globalização prossegue na sociedade de hoje, a necessidade de um Sistema Internacional para gerenciar os princípios dos sistemas de negociação tenha sido de vital importância. À medida que o volume comercial aumenta, questões como o protecionismo, as barreiras comerciais, os subsídios, a violação da propriedade intelectual surgem devido às diferenças nas regras comerciais de cada país. A Organização Mundial do Comércio serve como mediadora entre as nações quando surgem esses problemas. A OMC pode ser referida como o produto da globalização e também como uma das organizações mais importantes da sociedade globalizada de hoje. A OMC é também um centro de pesquisa e análise econômica: a OMC estabelece um quadro para as políticas comerciais; não define nem especifica resultados. Ou seja, está preocupado com a definição das regras que negociam os jogos da política comercial. As exceções ao princípio NMF também permitem o tratamento preferencial de países em desenvolvimento, regiões de comércio livre e uniões aduaneiras. O Conselho Geral possui os seguintes órgãos subsidiários que supervisionam comitês em diferentes áreas :. O Conselho de Serviço possui três órgãos subsidiários: comércio e meio ambiente; Subcomité de Comércio e Desenvolvimento sobre os Países Menos Desenvolvidos; Acordos Comerciais Regionais; Restrições à Balança de Pagamentos; e orçamento, finanças e administração. Há grupos de trabalho sobre o seguinte: Existem grupos de trabalho sobre o seguinte: Comércio, dívida e finanças; e transferência de comércio e sistema. A OMC se descreve como "uma organização baseada em regras e baseada nos membros", todas as decisões são tomadas pelos governos membros e as regras são o resultado das negociações entre os membros ". Richard Harold Steinberg argumenta que, embora o modelo de governança consensual da OMC ofereça negociações iniciais baseadas em leis, as rodadas de negociação se fecham através de negociações baseadas no poder que favorecem a Europa e a U. O sistema de solução de controvérsias da OMC "é o resultado da evolução das regras, procedimentos e práticas desenvolvidas ao longo de quase meio século sob o GATT ". O funcionamento do processo de resolução de litígios da OMC envolve painéis específicos de casos [65] nomeados pelo Órgão de Resolução de Litígios DSB [66], o Órgão de Apelação [67] O Diretor-Geral e a Secretaria da OMC, [68] árbitros [69] e especialistas em consultoria. A prioridade é a disputa de princípios, de preferência através de uma solução mutuamente acordada, e foi providenciado o processo a ser realizado de forma eficiente e atempada, de modo que "Se um caso for julgado, normalmente não demora mais de um ano para uma decisão do painel e não mais de 16 meses se o caso for apelado Se o queixoso considerar o caso urgente, a consideração do caso deve levar ainda menos tempo. O processo de se tornar um membro da OMC é exclusivo para cada país candidato e os termos de A adesão depende do estágio do país de desenvolvimento econômico que comercializa o regime comercial atual. A negociação de adesão mais curta foi a do República do Quirguistão, enquanto o mais longo foi o da Rússia, que, tendo solicitado pela primeira vez para se juntar ao GATT, foi aprovado para ser membro em dezembro e se tornou uma OMC Membro em 22 de agosto O Grupo de Trabalho sobre a Adesão do Cazaquistão foi estabelecido e foi aprovado para participar. Após uma reunião final do Grupo de Trabalho em outubro erVanuatu solicitou mais tempo para considerar seus termos de adesão. Init indicou o interesse em retomar e concluir a adesão à OMC. O Grupo de Trabalho sobre a Adesão de Vanuatu foi convocado de forma informal em 4 de abril para discutir a futura adesão de Vanuatu à OMC. O grupo de trabalho re-convocado completou o seu mandato em 2 de Maio. O Conselho Geral aprovou formalmente o Pacote de Adesão de Vanuatu em 26 de Outubro. A 24 de Agosto, a OMC acolheu Vanuatu como seu membro. Um estudo argumenta que "os laços políticos, em vez dos ganhos funcionais da área de emissão, determinam quem se junta" e mostra "como o alinhamento geopolítico molda os lados de demanda e oferta da adesão". Em vez disso, a similaridade da democracia e da política externa incentiva os estados a se juntarem. Um país que deseja aderir à OMC envia um pedido ao Conselho Geral e deve descrever todos os aspectos das suas políticas comerciais e econômicas que influenciam os acordos da OMC. Multilateral foi adquirida toda a informação de fundo necessária, o partido do sistema se concentra em questões de discrepância entre as regras da OMC e as políticas e leis comerciais internacionais e internacionais do candidato. O grupo de trabalho determina os termos e condições de entrada na OMC para o país candidato e pode considerar períodos de transição para permitir aos países alguma margem de manobra no cumprimento das regras da OMC. O multilateral de adesão final envolve negociações bilaterais entre o país candidato e outros membros do grupo de trabalho sobre os compromissos multilaterais e sobre os níveis tarifários e o acesso ao mercado de bens e serviços. Os compromissos do novo membro devem ser aplicados igualmente a todos os membros da OMC sob regras normais de não discriminação, mesmo que sejam negociados bilateralmente. Quando as negociações bilaterais concluírem, o grupo de trabalho envia ao conselho geral ou conferência ministerial um pacote de adesão, que inclui um resumo de todas as reuniões dos grupos de trabalho, o Protocolo de Adesão, um projeto de tratado de adesão e lista os "horários" do membro-a - os compromissos de Be. Uma vez que o conselho geral ou a conferência ministerial aprova os termos de adesão, o parlamento básico deve ratificar o Protocolo de Adesão antes que ele possa se tornar um membro. A OMC possui membros e 22 governos observadores. Os membros da OMC não precisam ser estados totalmente independentes; eles só precisam ser um território aduaneiro com plena autonomia na condução de suas relações comerciais externas. Assim, Hong Kong tem sido membro desde então como "Hong Kong, China" multilateral antes da República Popular da China, que se juntou após 15 anos de negociações. A República da China Taiwan aderiu à OMC como "Território Aduaneiro Separado de TaiwanPenghuKinmen e Matsu" Taipei Chinês apesar do seu status disputado. A partir dos Estados membros do OTP representados, várias organizações intergovernamentais internacionais também receberam status de observador aos órgãos da OMC. A OMC supervisiona cerca de 60 acordos diferentes que têm o status de textos jurídicos internacionais. Os países membros devem firmar a ratificação multilateral de todos os acordos da OMC sobre a adesão. O Acordo sobre a Agricultura entrou em vigor com o estabelecimento da OMC no início do AEA tem três conceitos centrais, ou "pilares": o Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços foi criado para ampliar o sistema de comércio multilateral ao setor de serviços da mesma maneira uma vez que o Acordo Geral sobre Tarifas e Sistema Comercial forneceu esse sistema de comércio de mercadorias. O acordo entrou em vigor em janeiro. O Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados com o Comércio estabelece padrões mínimos para muitas formas de regulação do IP de propriedade intelectual. Foi negociado no final do sistema Uruguai Round do Acordo Geral de Tarifas e Comércio GATT no Acordo sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias - também conhecido como Acordo SPS - foi negociado durante a Rodada Uruguai do GATT e celebrou Força com o estabelecimento da OMC no início do Acordo SPS, a OMC estabelece restrições às políticas dos membros referentes a contaminantes bacterianos, pesticidas, inspeção e rotulagem, além de pestes e doenças importadas de animais e plantas. O Acordo sobre Obstáculos Técnicos ao Comércio é um tratado internacional da Organização Mundial do Comércio. Foi negociado durante a Rodada Uruguai do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio e entrou em vigor com o estabelecimento da OMC no final do objeto. O objetivo assegura que negociações e padrões técnicos, bem como procedimentos de teste e certificação, não criem obstáculos desnecessários para negociar ". Em grande parte, adota a abordagem do" valor de transação ". Princípios Dezembro. O maior acordo dentro da OMC foi assinado e conhecido como Pacote de Bali. Os procedimentos para a nomeação do diretor-geral da OMC foram publicados em janeiro. Cabeças do precursor organização, GATT: os vinte e oito estados básicos da União Europeia também são membros da OMC por direito próprio: regiões administrativas especiais da República Popular da Chinaparticipação como "Hong Kong, China" e "Macau China". República da China, participa como "Território Aduaneiro Separado de Taiwan, Penghu, Kinmen e Matsu" e "Chinese Taipei" em resumo. yclopedia. Para outros usos, veja a desambiguação da OMC. Membros, representados dualmente pela UE. História da Organização de Comércio do Sistema. Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. Solução de controvérsias na OMC. Adesão à Organização Mundial do Comércio e adesão. Projecto de Relatório do Grupo de Trabalho ou Sumário Factual aprovado. Memorando sobre o Regime de Comércio Exterior apresentado. Crítica da Organização Mundial do Comércio. Retirado em 25 de agosto Note-se que os números folio impressos do documento não correspondem aos números das páginas pdf. O GATT tornou-se gradualmente o foco da cooperação governamental internacional em questões comerciais com o economista Nicholas Halford supervisionando a implementação do GATT nas políticas dos membros. Jackson: "Recuperado 2 de setembro Antecedentes e problemas" PDF. Recuperado 15 de agosto. Gerenciamento do Sistema de Negociação Recuperado 30 de maio Para a lista completa de "Os Acordos da Rodada do Uruguai", veja o site oficial da OMC sobre leis legais, e os Acordos, entendimentos, decisões e declarações da Rodada do Uruguai arquivados em 27 de setembro na Wayback Machine. Perspectivas da UE e dos EUA sobre Cumprimento da China com os Compromissos de Transparência e o Mecanismo de Revisão Transitório ". A Agenda de Doha para o Desenvolvimento "PDF. Recuperado 26 de julho Recuperado 7 de dezembro Deere, Tomando decisões na OMC: Recuperado em 13 de abril Hora de Reforma para o Desenvolvimento Sustentável Georgetown Revista Internacional de Direito Ambiental GIELRVol. Recuperada 18 de agosto Retirada 14 de agosto Recuperada 7 de março Panitchpakdi Princípios OMC em dez8. Recuperado 23 de fevereiro Recuperado em 12 de julho O Jornal da Política: O que vemos, por que nos preocupamos, por que esperamos: Boise State University CCI Press. Recuperado 2 de agosto Recuperado 22 de dezembro Recuperado em 29 de julho Recuperado 8 de dezembro Recuperado 18 de fevereiro Recuperado 21 de maio Adesão e adesão Órgão de Apelação Órgão de resolução de litígios Centro de comércio internacional Cronologia de eventos-chave Crítica Rodada de desenvolvimento de Doha Questões de Singapura Cláusula de paz para a eliminação de contingentes Acordo comercial sobre tarifas e comércio Agricultura Medidas sanitárias e fitossanitárias Obstáculos técnicos ao comércio Investimento relacionado ao comércio Medidas Comércio de Serviços Aspectos Relacionados ao Comércio da Intelectua l Direitos de propriedade Contratação pública Tecnologia da informação Acordo de Marraquexe Declaração de Doha Pacote de Bali. Yonov Frederick Agah Karl David Shark básico Yi Xiaozhun anterior: Alejandro Jara Valentine Rugwabiza Harsha Singh Rufus Yerxa. St. Kitts e Nevis Áustria Bélgica Bulgária Croácia Chipre República Tcheca Dinamarca Estônia Finlândia França Alemanha Grécia Hungria Irlanda Itália Letônia Lituânia Luxemburgo Malta Países Baixos Polónia Portugal Roménia Eslováquia Eslovênia Espanha Suécia Reino Unido 2. Obrigação absoluta Balança de pagamentos Saldo comercial Valor de capital Vantagem comparativa Atual conta Indústria orientada para exportação Comércio justo Reservas cambiais Globalização Industrialização de substituição de importação Excesso de capital líquido Terceirização Taxa de comércio Justiça Comércio Guerra Nação comercial. Fundo Monetário Internacional FMI Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento Grupo do Banco Mundial Organização Mundial do Comércio OMC Centro de Comércio Internacional Tratado de investimento bilateral Integração do sistema Zona de comércio livre Zona econômica especial Acordo comercial Barreira multilateral Bloque comercial. Comércio livre Adam SmithResponsabilidade das NaçõesRepeal das Leis do Milagre Mercantilismo Proteção do nacionalismo econômicoAutarky. ACU ASEAN CACM CAN CARICOM CEMAC CUBKR EAC EAU UE GCC Mercosul RCEP SAARC SACU UEMMU. Tribunal Penal Internacional Fundo Monetário Internacional Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos União Interparlamentar Interpol Novo Banco de Desenvolvimento Organização para a Proibição de Armas Químicas Organização das Nações Unidas Organização Mundial do Comércio do Grupo das Nações Unidas. Comunidade de países da língua portuguesa da Commonwealth of Nations Organização internacional da Francophonie. Teoria econômica Econometria Economia aplicada. Expectativas adaptativas Demanda agregada Balança de pagamentos Ciclo econômico Utilização da capacidade Vôo de capital Banco central Confiança multilateral Moeda Choque de demanda Depressão Grande Depressão DSGE Crescimento econômico Indicador econômico Aluguel econômico Demanda efetiva Principios gerais da teoria Keynes Hiperinflação Princípios Juros Taxa de juros Investimento Modelo IS-LM Microfoundações Política monetária Dinheiro NAIRU Contas nacionais PPP Taxa de lucro Experiências racionais Recessão Saving Shrinkflation Stagflation Choque de suprimento Desemprego Publicações de macroeconomia. 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O primeiro sistema de comércio de princípios de onda livre.
4 pensamentos sobre & ldquo; Princípios básicos do sistema de comércio multilateral & rdquo;
O Car Doc no tempo frio e pressão dos pneus, mudanças de óleo prolongadas e muito mais.
Sua aceitação gradual de mim não só me permitiu ser um adolescente, mas também permitiu que eles viessem até mim para orientação e conselhos.
O papel de parede amarelo de Charlotte Perkins Gilman e Hills Like White Elephants de Ernest Hemmingway são dois exemplos.
Logo após isso, a putrefação começa a ocorrer: à medida que a pressão se constrói, gases e fluidos escapam através de orifícios naturais - o que parece estar ocorrendo à medida que as pequenas pessoas fogem do dilúvio de fluido e matéria, indicando que a menina morreu no último poucas horas ou mais cedo.
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